Cornelius Vanderbilt I (Staten Island, 27 de maio de 1794 — Nova Iorque, 4 de janeiro de 1877), também conhecido pelos apelidos de O Comodoro ou Comodoro Vanderbilt, foi um empreendedor americano que construiu sua fortuna através da marinha mercante e da construção de ferrovias, o patriarca da família Vanderbilt. O nome da companhia de ferrovias de Vanderbilt era Accessory Transit Company.Criou uma das primeiras grandes fortunas - e dinastias de negócios - na história americana. Cruel nos negócios, Cornelius Vanderbilt fez poucos amigos e muitos inimigos em vida. No seu testamento, ele repudiou todos os seus filhos, com a exceção de William, que era tão cruel nos negócios como seu pai e o único que, conforme pensava Cornelius, seria capaz de manter o império de negócios.
No tempo de sua morte, aos oitenta e dois anos, a fortuna de Cornelius Vanderbilt estava estimada em 143 bilhões de dólares. Ele deixou em testamento 138 bilhões para seu filho William, mas “apenas” 500 milhões dólares para cada uma de suas oito filhas. Sua esposa recebeu 500 milhões dólares em dinheiro, a modesta residência dos Vanderbilt em Nova York e 2000 mil ações da New York Central Railroad.
Vanderbilt deu pouco de sua vasta fortuna para trabalhos de caridade, deixando 1 milhão, como prometido, para a Universidade de Vanderbilt e 50 mil para a Igreja dos Desconhecidos na Cidade de Nova York. Ele viveu modestamente, deixando seus descendentes construírem as casas Vanderbilt, as quais caracterizam a Idade Dourada da América