José Ribamar Ferreira de Araújo Costa é um advogado, político e escritor brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Serviu como o 31.º presidente do Brasil de 1985 a 1990.
Durante a ditadura militar brasileira, foi eleito governador do Maranhão pela União Democrática Nacional (UDN),posteriormente se filiando à ARENA. Em 1984, sai do partido e, junto com outros ex-membros, funda a Frente Liberal. Na eleição presidencial de 1985, Sarney é escolhido como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves. Tancredo vence a eleição contra o situacionista Paulo Maluf, porém tem problemas de saúde pouco antes de tomar posse e morre em seguida. Desta forma, Sarney acabou assumindo a presidência de maneira definitiva.
Em seu governo, Sarney fez planos ambiciosos para tentar reverter a forte Inflação, como o congelamento de preços. Sarney também convocou a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que redigiu a Constituição brasileira de 1988, substituindo a constituição ditatorial de 1967. Três meses antes de deixar a presidência, Sarney registrou uma taxa de reprovação 60% dentre os brasileiros, atribuída principalmente à falha nas suas políticas para conter a hiperinflação.