Pamela Denise Anderson é uma atriz, modelo, e ativista dos direitos dos animais canadense-estadunidense. Ficou internacionalmente conhecida pela série Baywatch (Marés Vivas em Portugal, SOS Malibu no Brasil).
Nascida e criada no Canadá, Pamela viu sua vida mudar aos 20 anos, em 1987, durante uma partida de futebol em seu país natal, quando uma das câmeras do estádio focou em seu rosto, e lhe deu um grande plano. A partir daí, devido a sua beleza e sensualidade, foi contratada como modelo fotográfica por uma empresa de lingerie, para posar para os seus catálogos, e rapidamente surgiu um convite para posar nua para a revista masculina Playboy, tendo sido um recorde de vendas. A partir daí, paralelo a carreira de modelo, começou a estudar teatro, formando-se como atriz, fazendo participações em filmes, séries e peças. Apesar disto, seus trabalhos no cinema foram mal sucedidos em termos comerciais, destacando-se Barbwire (Bela e Perigosa, 1996).[2]
Por viver nos Estados Unidos desde seus vinte anos de idade e ter constituído trabalho e família no país, Pamela naturalizou-se norte-americana em 12 de maio de 2004, enquanto manteve sua cidadania canadense.